Politica

Requerimento para plebiscito sobre reforma política será apresentado amanhã

Anuncio foi feito pelo líder do PT, deputado José Guimarães (CE), um dos coordenadores da coleta das assinaturas

postado em 27/08/2013 19:52
Um requerimento com mais de 180 assinaturas de deputados, propondo a promoção de plebiscito sobre a reforma política, será apresentado nessa quarta-feira (28/8), às 10h30, à Câmara dos Deputados, em ato no Salão Verde da Casa. O anuncio foi feito pelo líder do PT, deputado José Guimarães (CE), um dos coordenadores da coleta das assinaturas.

Ele informou que do requerimento constam três perguntas a serem feitas aos eleitores. ;O conteúdo será em torno do financiamento de campanhas, com quatro perguntas sobre esse item, a questão da participação popular via internet, e a coincidência ou não das eleições, dos mandatos. É uma proposta resumida, e foi o possível para unificar as bancadas do PT, PCdoB, PSB e PDT;, disse o petista.

Leia mais notícias em Política

Segundo José Guimarães, embora defenda uma reforma política mais ampla, o PT concordou com os outros três partidos em torno das perguntas a serem formuladas aos eleitores. ;Acho que é um marco importante no debate sobre a reforma política. Vamos sair da polarização faz ou não faz [a reforma política] e agora, o que fazer com o plebiscito? Assinaturas têm. Tem o desejo da Casa de convocar o plebiscito;, afirmou.
[SAIBAMAIS]
Ao ato de entrega do requerimento estarão presentes os presidentes nacionais do PT, do PDT, do PCdoB e possivelmente do PSB, além de deputados dos quatro partidos. Para o requerimento valer são necessárias as assinaturas de no mínimo 171 deputados. Após isso, caberá ao plenário da Câmara aprovar, por maioria simples, projeto de decreto legislativo para a convocação do plebiscito. Depois a matéria terá que ser aprovada pelo Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação