Politica

Em solenidade, Luiz Alberto Figueredo toma posse no Palácio do Planalto

O embaixador substitui Antonio Patriota, que ficou dois anos e oito meses no cargo e que assume o posto de representante do Brasil na ONU, antes ocupado pelo novo chanceler

postado em 28/08/2013 11:44

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado tomou posse na manhã desta quarta-feira (28/8), no Palácio do Planalto. Figueiredo Machado substitui Antonio Patriota, que ficou dois anos e oito meses no cargo e que assume o posto de representante do Brasil na ONU, antes ocupado pelo novo chanceler.

Na despedida do comando do Palácio do Itamaraty, o ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota criticou nesta quarta-feira (28/8) a atitude do diplomata Eduardo Saboia em articular a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil.

O embaixador substitui Antonio Patriota, que ficou dois anos e oito meses no cargo e que assume o posto de representante do Brasil na ONU, antes ocupado pelo novo chanceler
"A atuação independente do servidor em La Paz, em assunto de grande sensibilidade e sem instruções, representa conduta que não pode voltar a ocorrer", disse Patriota, demitido do cargo em decorrência da crise gerada pelo episódio. "Por força de nosso trabalho, a diplomacia brasileira conquistou respeitabilidade e credibilidade. Estou certo de que continuará assim".

Patriota também mostrou satisfação com o a escolha da presidente Dilma. "Não poderia haver melhor pessoa para substituir-me do que Figueiredo" ressaltou. Em discurso, Figueredo agredeceu a confiança de Dilma e prometeu empenho na função. "É com sentido de missão e vontade de fazer o melhor possível, que prometo empenho e trabalho para o futuro do Brasil" disse.

A declaração ocorreu durante discurso do ex-ministro na solenidade de posse do novo chanceler brasileiro, Luiz Figueiredo. A crise diplomática entre Brasil e Bolívia também mereceu atenção na fala da presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia.

[SAIBAMAIS]"Não interferimos na vida de outros países. Não colocamos a vida de quem quer que seja em risco, cidadãos brasileiros ou de qualquer nacionalidade;, afirmou a presidente. ;Adotamos rigoroso conceito de não intervenção e só aprovamos ações excepcionais em defesa da preservação de vidas humanas se passarem pelo devido escrutínio e tiverem o amparo da ONU", disse Dilma.

A presidente aproveitou a ocasião para destacar a importância da cooperação entre países da América Latina. "somos referência e jamais recusaremos ajuda aos países mais pobres" disse.

O vice-presidente da república Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ministro do STF Joaquim Barbosa, chefes de missão diplomáticas, senadores e deputados federais acompanharam a cerimônia de posse.

Luiz Figueiredo participa nesta tarde de solenidade de transmissão de cargo, no Itamaraty.

Troca
A substituição de chanceleres foi definida na última segunda-feira (26/8) em meio à crise causada pela retirada do senador boliviano de oposição, Roger Pinto Molina, abrigado por 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz (capital boliviana).

A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios (equivalente a embaixador interino) na Bolívia. Porém, para setores do governo, como a decisão foi tomada aparentemente de forma pessoal, houve quebra de hierarquia.

Perfil
Figueredo é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio%2b20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. É um especialista em temas ambientais e de desenvolvimento de sustentabilidade.

(com agências)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação