Politica

Conversa sobre denúncias continuará, diz ministro das Relações Exteriores

Figueiredo fez o anúncio após se encontrar com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos

postado em 12/09/2013 13:05
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, seguiu nesta quinta-feira (12/9) de Washington para Nova York (Estados Unidos), depois se reunir na quarta-feira (11/9) com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Após a reunião, Figueiredo Machado avisou apenas que terão continuidade as conversas sobre as denúncias de espionagem à presidenta da República, às autoridades, aos cidadãos e à Petrobras.

[SAIBAMAIS]Não há, por enquanto, informações sobre novas reuniões. Figueiredo Machado seguiu para Nova York, onde era o representante do Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU) ; posto ocupado agora pelo ex-chanceler Antonio Patriota. Entre outros compromissos, ele se despede do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e assessores. Figueiredo Machado e Rice se reuniram ontem, cumprindo a promessa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à presidenta Dilma Rousseff, de que o governo norte-americano ia apresentar explicações sobre as denúncias até hoje. Rice classificou de ;legítimas; as demandas do Brasil. Mas alegou que há uma ;distorção; da imprensa ao relatar as atividades exercidas pelas agências norte-americanas.



Nos últimos meses, vieram à tona várias informações a partir de dados divulgados pelo norte-americano Edward Snowden, funcionário de uma empresa que prestava serviços para a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). Snowden divulgou documentos, por intermédio da imprensa britânica e brasileira, sobre o monitoramento de dados de Dilma, cidadãos e até da Petrobras. As denúncias provocaram uma série de cobranças do governo do Brasil aos Estados Unidos. A presidenta e ministros exigiram explicações das autoridades norte-americanas sobre a espionagem. O então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, foi chamado duas vezes ao Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, para prestar esclarecimentos. Na visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o assunto predominou.

Após a reunião de ontem de Figueiredo Machado com Rice, foi divulgada uma nota à imprensa.
"A conselheira de Segurança Nacional [Susan Rice] transmitiu ao ministro Figueiredo que os Estados Unidos compreendem que as recentes revelações à imprensa, das quais algumas têm distorcido as nossas atividades e outras têm gerado questões legítimas pelos nossos amigos e aliados, criam tensões na muito estreita relação com o Brasil", diz o texto. De acordo com a nota, os Estados Unidos se comprometeram a trabalhar em parceria com o Brasil para resolver o assunto. O texto menciona a decisão de manter de ;forma conjunta uma agenda partilhada de iniciativas bilaterais, regionais e globais". ;Os Estados Unidos fazem uma ampla revisão das suas atividades de inteligência para garantir que são adequadamente projetadas", diz o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação