postado em 13/09/2013 21:18
Morreu na noite desta sexta-feira (13) o ex-ministro do governo Lula e um dos fundadores do PT, Luiz Gushiken. Ele tinha 63 anos e lutava contra um câncer no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Gushiken foi um dos fundadores do PT, partido que presidiu e pelo qual foi eleito deputado federal por três vezes. Foi também coordenador da campanha vitoriosa de Lula em 2002 e autor da campanha de resgate da auto-estima do brasileiro empreendida no governo deste, cujo slogan era: Sou brasileiro, não desisto nunca.
Os problemas de saúde remontam à década de 1970, quando passou por pesado tratamento radioterápico após a retirada de um câncer no testículo. Sofreu um ataque cardíaco em 2001. Em 2002, extraiu o estômago, sofreu septicemia após a cirurgia e perdeu 20 quilos em sete dias. Em 2008 teve novo princípio de infarto e, em 2010, passou por grande cirurgia para retirar várias partes de órgãos internos acometidos pelo câncer, operação que se repetiu em maio deste ano.
Em 2005, foi acusado de participação no suposto esquema do mensalão. Sete anos depois, foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de todas as acusações.