Politica

PMDB se articula para ocupar o comando de mais uma pasta na Esplanada

O partido fechou a indicação do senador Vital do Rêgo para o Ministério da Integração Nacional

postado em 27/09/2013 08:38
Dilma pediu para Fernando Bezerra ficar no cargo até hoje, quando a presidente retorna de viagem aos EUA

Após defender a redução de ministérios em resposta às manifestações de junho, o PMDB se articula para ocupar o comando de mais uma pasta na Esplanada. O partido fechou nessa quinta-feira (25/9) a indicação do senador Vital do Rêgo (PB) para o Ministério da Integração Nacional, embora não haja convite oficial da presidente Dilma Rousseff à legenda. O apoio foi selado em reunião entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o senador José Sarney (AP) e o senador e primeiro vice-presidente do partido, Valdir Raupp (RO), depois de costuras com a bancada da sigla na Câmara dos Deputados.

[SAIBAMAIS]A favor do parlamentar, pesaram os fatos de ele ter bom trânsito na Câmara, onde foi deputado federal, de não disputar eleição no ano que vem (o mandato dele acaba em 2018) e de ser nordestino ; a pasta trabalha principalmente para a região. ;A presidente já sinalizou, por meio de petistas, que a vaga é do PMDB, principal aliado do governo. O nome do Vital atende também o pleito de políticos mais novos do partido, que estavam sem cargo de relevância no governo;, avalia um cacique da legenda que não quis se identificar.



O senador paraibano preside a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, considerada a mais importante do Senado. É também corregedor da instituição. O papel de destaque foi alcançado depois de ele presidir a comissão parlamentar de inquérito que investigou as ligações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e uma empreiteira que presta serviços para diversos governos estaduais, além do federal. As apurações terminaram sem sugestão de indiciamento de qualquer investigado, entre eles, petistas e peemedebistas. Além de ter obtido o apoio da bancada no Congresso, o senador tem o respaldo do vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer. Outro nome cotado era do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), mas o político cearense não conseguiu o mesmo apoio da bancada.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação