Politica

Primeiro-ministro reconhece derrota nas eleições municipais de Portugal

Partido social-democrata (PSD, centro-direita) do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho perdeu o controle de Porto, grande cidade do norte do país

Agência France-Presse
postado em 29/09/2013 19:19
Lisboa - Os partidos da coalizão de governo de direita perderam terreno neste domingo (29/9) nas principais cidades de Portugal nas eleições municipais, enquanto a oposição socialista conservou a capital Lisboa, segundo as primeiras projeções. O partido social-democrata (PSD, centro-direita) do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho perdeu o controle de Porto, grande cidade do norte do país, onde o candidato independente Rui Moreira se impôs frente ao candidato do PSD Luis Filipe Menezes e o socialista Manuel Pizarro.



O primeiro-ministro reconheceu a derrota na noite deste domingo de seu partido. "Nosso objetivo era continuar sendo a maioria em número de municípios, mas isso não aconteceu", declarou Passos Coelho, felicitando o partido socialista por sua "importante vitória".

Rui Moreira, que contou com o apoio do CDS (conservadores), membro da coalizão no poder desde 2011, conquistou 40% dos votos contra 25% para Menezes e 24% para Pizarro. O atual prefeito socialista de Lisboa, Antonio Costa, foi reeleito para um terceiro mandato com ampla vantagem frente a seu rival Fernando Seara.

Costa, de 52 anos, obteve 55% dos votos, contra 24% para Seara, segundo pesquisa realizada pela universidade católica para a televisão pública RTP. Estas primeiras projeções foram confirmadas por pesquisas realizadas pela rede de televisão privada SIC. Não foram divulgadas estimativas a nível nacional.

O PSD perdeu também a prefeitura de Sintra, município nas proximidades de Lisboa. Cerca de 9,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas este domingo para escolher seus representantes em 308 municípios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação