Jornal Correio Braziliense

Politica

Oposição vê ida de Lula ao palanque como sinal da impopularidade de Dilma

Já os petistas apontam a presença como um reforço de luxo para a campanha. Análise do julgamento do mensalão gera críticas



Mas, para o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, grande parte da responsabilidade pelo afastamento deve ser atribuída ao próprio partido da presidente Dilma. ;O PT não teve a iniciativa, como partido da presidente, de procurar o entendimento. E acho que o presidente Lula podia também ter tomado mais iniciativa;, apontou Amaral, ex-ministro de Ciência e Tecnologia do primeiro mandato de Lula.

Amaral, contudo, aponta para um caminho de reaproximação entre as duas siglas, em um possível segundo turno da corrida presidencial, e converge com a opinião do ex-presidente ao apontar a identificação ideológica das duas legendas. ;É fundamental lembrar que as eleições ocorrem em dois turnos e nos preparar para isso. Os partidos apresentam suas individualidades, sua identidade, e, no segundo turno, uma legenda deve fazer coligação com os mais próximos ideologicamente. É preciso deixar o caminho aberto para segundo turno;, raciocinou o vice-presidente do PSB.

Discurso ambíguo
Ao comentar o cenário da disputa que se desenha hoje, Lula avaliou que o PSDB terá ;mais dificuldades; com o lançamento da candidatura do senador Aécio Neves (MG) ao Planalto do que teria, se optasse por lançar o nome de José Serra. ;O Aécio vai ter que se tornar conhecido. O Serra já é conhecido, tem o recall de outras disputas;, ponderou Lula. O senador Aécio Neves não quis comentar a afirmação do ex-presidente.



O presidente estadual do PSDB-MG, Marcus Pestana, considerou ;ambíguas; as declarações de Lula em relação às eleições do ano que vem. ;No campo político, ele não colocou o pijama e foi para casa. Vai cuidar da cria. Ele é avalista. Mas sempre deixa a porta aberta. Nas entrelinhas, fica a possibilidade de voltar se as coisas degringolarem;, disse. O presidente estadual do PT-MG, Reginaldo Lopes, avalia o contrário. ;Lula é das maiores lideranças vivas do mundo. Ele tem grande papel no Brasil e fora do país, portanto, está correto quando diz que não será candidato. A experiência dele à frente de um governo que eliminou a miséria pode ser replicada em vários países da América Latina e da África;, opinou Reginaldo Lopes.
[SAIBAMAIS]
Segundo Lopes, Dilma é a candidata do PT à reeleição. ;Lula, que respeitou a democracia não aceitando mudanças na Constituição para permitir um terceiro mandato, sabe que Dilma tem dado respostas aos problemas do país;, afirmou. ;Lula acabou com a miséria e Dilma agora elimina a desigualdade, criando uma sociedade do conhecimento, qualificando a mão de obra com base tecnológica. Ela também vai resolver os problemas de infraestrutura do país, destravando as obras de portos, rodovias e ferrovias. Esse é o desafio que está colocado e ela está indo muito bem;, acrescentou o petista.

Disputa no Recife
O senador Humberto Costa (PT-PE) confirmou que o ex-presidente Lula pediu para que ele desistisse de ser candidato à prefeitura do Recife nas eleições de 2012, mas relatou uma versão complementar à do seu aliado. ;Em junho, com a mudança das circunstâncias (a briga interna no PT do Recife), ele e a Executiva Nacional do partido me apoiaram;, explicou Humberto. O senador saiu derrotado na disputa.