Em mensagem enviada ao Senado, a presidenta Dilma Rouseff indicou "para apreciação" o general Fernando Azevedo e Silva para o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO). O texto está publicado no Diário Oficial da União de hoje (1;/10). Antes de assumir o cargo, ele deverá ser sabatinado pelos senadores.
[SAIBAMAIS]Atualmente, o general Azevedo e Silva é diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa e integra o Conselho Nacional de Esporte. Em 2011, durante os 5; Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, ele esteve à frente da Comissão de Desportos do Exército e foi nomeado, em seguida, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, subordinada à Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa. Por três anos, o general comandou o Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro.
Considerada, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), fundamental para o sucesso dos Jogos Olímpicos de 2016, a Autoridade Pública Olímpica é um consórcio criado para facilitar a articulação entre os governos federal, estadual e municipal com o objetivo de gerenciar o planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. 2 Em agosto, o então presidente Márcio Fortes renunciou ao cargo, que passou a ser ocupado por um interino. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse à época que a existência do consórcio não é essencial para a realização das Olimpíadas.