postado em 08/10/2013 15:48
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, defendeu nesta terça-feira (8/10) que o registro dos médicos estrangeiros para o Programa Mais Médicos seja feito pelo Ministério da Saúde, conforme o relatório aprovado pela comissão especial à MP 621/13, que cria o programa. A comissão alterou a medida original, retirando o poder dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de registrar os médicos formados no exterior e passando essa atribuição para o ministério.
[SAIBAMAIS]Ideli destacou que mais de 600 médicos estrangeiros já chegaram ao Brasil para atuar no programa, mas pelo menos metade não pode atuar devido ao atraso dos CRMs em emitir os registros. "Os médicos já estão nos municípios, poderiam estar atendendo à população, mas ainda estão aguardando o registro", disse. "Os conselhos continuarão fiscalizando a atuação desses médicos", complementou.
Segundo a ministra, há acordo com os senadores para votar a MP do Mais Médicos na semana que vem. A votação no Plenário da Câmara está prevista para esta terça-feira (8/10).