Politica

Peritos iniciam investigação sobre as causas da morte de João Goulart

Na quinta-feira (14/11) de manhã, o caixão deixa Santa Maria em avião presidencial com destino à Base Aérea de Brasília

postado em 13/11/2013 06:25
Na quinta-feira (14/11) de manhã, o caixão deixa Santa Maria em avião presidencial com destino à Base Aérea de Brasília

A equipe de peritos brasileiros e estrangeiros, coordenada pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, terá uma árdua missão pela frente, a partir de hoje, com a exumação dos restos mortais de João Goulart. O objetivo é descobrir a causa da morte do ex-presidente, suspeito de ter sido envenenado durante o regime militar. Os procedimentos para desenterrá-lo começam às 7h, no cemitério de São Borja (RS), sua cidade natal. Além de cinco peritos da PF, participarão do procedimento dois legistas argentinos, um uruguaio e um cubano, além de um representante da Cruz Vermelha Internacional.

A viúva de Jango, Maria Tereza, os dois filhos e demais netos estarão presentes, além dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) e autoridades locais. Amanhã de manhã, o caixão deixa Santa Maria em avião presidencial com destino à Base Aérea de Brasília, onde os restos mortais serão recebidos com honras de chefe de Estado pela presidente Dilma Rousseff. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inacio Lula da Silva foram convidados. A chegada está prevista para as 10h da manhã.



Especialista ouvido pelo Correio avalia que será muito difícil encontrar indícios de que Jango foi envenenado, caso tenha havido sabotagem nos medicamentos que ele tomava por causa da doença cardíaca. ;Se de fato ele ingeriu medicamento usado para aumentar a pressão, à base de potássio, cloretos e outros compostos orgânicos, a detecção é quase impossível. O corpo humano já possui esses elementos naturalmente;, afirma o médico legista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Malthus Fonseca Galvão, ex-diretor do Instituto Médico-Legal (IML) do DF.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar,

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação