Politica

Corpo de ex-presidente da República João Goulart chega a Brasília

Peritos tiveram que abrir jazigo de Jango e exumam os restos mortais

postado em 14/11/2013 08:27
Peritos antes de começar o procedimento, que durou mais de 15 horas: só a tampa de pedra do jazigo pesa 300kg

Depois de passar por complicações no processo de exumação no cemitério de São Borja (RS), o corpo do ex-presidente da República João Goulart chega a Brasília na manhã de hoje, a bordo do avião presidencial. Os restos mortais de Jango serão recebidos com honras militares no hangar da Base Aérea de Brasília, em cerimônia restrita a familiares, autoridades e convidados. A presidente Dilma Rousseff, o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, confirmaram presença. Fernando Henrique Cardoso alegou compromissos agendados anteriormente e problemas de saúde para não participar. No Senado, um projeto apresentado pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS) pretende restituir o mandato de Jango.

[SAIBAMAIS]O procedimento para a retirada do caixão com os restos mortais de Jango foi iniciado ontem, por volta das 8h, com a retirada da tampa de pedra do jazigo da família Goulart, que pesa cerca de 300kg. Além de familiares do ex-presidente, a exumação foi acompanhada pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) e pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. ;É um momento histórico. Todo país democrático precisa fazer esse resgate da verdade;, disse Cardozo.



A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação