Politica

Jovens entregam a Dilma projetos de sustentabilidade em escolas

Em discurso, a presidente disse ter ficado impressionada com a quantidade de escolas participantes da conferência

postado em 26/11/2013 19:12
Quase 700 crianças e adolescentes de várias cidades do Brasil, que participam da 4; Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma), se reuniram nesta terça-feira (26/11), no Palácio do Planalto, para entregar projetos de sustentabilidade em escolas à presidente Dilma Rousseff.

Presidente Dilma Rousseff participa da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Depois dos encontros municipais e estaduais, os delegados, de 11 a 14 anos idade, participam agora da etapa nacional da conferência que ocorre na cidade de Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília. ;A ideia é que o Ministério da Educação e o governo apliquem [essas propostas] como política pública porque o que está sendo discutido e apresentado aqui é reflexo do que as escolas estão querendo e construindo;, informou José Vicente Freitas, coordenador da Cnijma e membro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Em discurso, a presidente disse ter ficado impressionada com a quantidade de escolas participantes da conferência. Cerca de 18 mil instituições educacionais de 3 mil cidades. ;Fiquei ainda mais interessada quando me falaram que tipo de projetos vocês estão desenvolvendo. Disseram-me que são projetos que vão desde a dessalinização lá em Fernando de Noronha, passando por horta ecológica e coleta seletiva de lixo;, disse.



Segundo Dilma, o MEC está empenhado em assegurar crescentes apoios às escolas sustentáveis. ;Isso vai se refletir no fato de que o ministro [José Henrique] Paim [secretário executivo e representante do MEC] me comunicou que nós teremos uma meta de chegar até 10 mil escolas ainda em 2014;, declarou, em referência à quantidade de instituições sustentáveis que deverão ser criadas até o fim do ano que vem.

Além de reunir crianças e adolescentes, a conferência, que vai até amanhã (27), conta com a presença de 54 jovens facilitadores, que já atuaram como delegados, 54 especialistas e 108 professores representantes das escolas, totalizando cerca de 1.100 pessoas. Durante a solenidade, a presidente recebeu, de forma simbólica, 108 projetos desenvolvidos pelos jovens.

A delegada Danielly Lopes Barbosa, de 13 anos, que mora em Araguaína (TO), falou sobre a experiência de participar da conferência e adquirir conhecimento que poderá ser transmitido a outros jovens. ;A gente aqui é como se fosse aquelas buchas de lavar louça, a gente absorve para depois distribuir;, declarou.

A 4; Cnijma, aberta sábado (23), tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. De acordo com o coordenador José Vicente Freitas, o MEC já está elaborando uma política para as escolas sustentáveis. ;Então o que eles estão trazendo dos estados vão gerar subsídios para a gente incluir nesse projeto estruturante;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação