Politica

Senador Aloysio Nunes vai pedir acesso a documento sobre o caso Siemens

Denúncias divulgadas pela imprensa apontam o parlamentar como participante do esquema quando era secretário de Transportes do estado

postado em 26/11/2013 19:45
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) vai pedir ao Ministério da Justiça acesso ao documento anexado ao inquérito da Polícia Federal (PF), em que o diretor da empresa Siemens faz denúncias sobre a prática de cartel das empresas que forneciam de materiais e serviços para o metrô de São Paulo.

Aloysio Nunes alega que o documento anexado ao inquérito da PF foi falsificado
Denúncias divulgadas pela imprensa apontam o senador como participante do esquema quando era secretário de Transportes do estado, o que ele negou nesta terça-feira (26/11), em discurso, na tribuna do Senado.

Aloysio Nunes alega que o documento anexado ao inquérito da PF foi falsificado. Com base nisso, pede acesso ao documento que consta oficialmente na investigação para comprovar a falsificação. ;Essa denúncia foi escrita em inglês. Era um documento interno da Siemens. Pois bem, essa denúncia foi acostada aos autos, a primeira denúncia do senhor Everton Rheinheimer [ex-diretor da Siemens] a seu ombudsman, e, junto, uma tradução. Acompanhando linha a linha um documento e outro, verificamos que, na tradução para o português, foi enxertado um parágrafo que não constava na denúncia original. Que parágrafo foi esse? De que esse esquema deveria beneficiar partidos políticos, em especial o PSDB e o DEM. Isso não constava no documento original. Foi acrescido por quem o traduziu;, alegou Nunes ao se dirigir aos demais senadores.



O parlamentar disse ainda que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi imprudente ao encaminhar o documento para a Polícia Federal e avaliou que ele está se aproveitando do cargo para atacar os adversários políticos. ;O ministro da Justiça, que conheço há muitos anos, está atrapalhando a investigação. Ele deveria se conduzir com mais sobriedade. Ele está trazendo para a rinha política adversários do seu partido para que nós, na nossa defesa, apaixonada e indignada, possamos elevar o tom político dos acontecimentos, o que é inevitável. Nesse sentido, ele está atrapalhando as investigações;, acusou Aloysio Nunes.

O senador ainda admitiu que conhece o consultor Arthur Teixeira ; apontado como intermediador do esquema de fraude e responsável por repassar propinas a políticos ; mas negou que tenha ;relações estreitas com ele;. Segundo Aloysio Nunes, Teixeira e outros executivos de empresas do setor de transportes se relacionaram com ele de maneira ;formal e cordial;.

Apoiado por diversos membros do seu partido e do DEM, o senador ouviu do líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), a defesa do ministro da Justiça. Dias refutou as acusações de que Cardozo tenha sido leviano ao repassar à PF as denúncias que tinha em mãos. ;Eu devo, nesse caso, dizer que, do ponto de vista do ministro da Justiça, qualquer um, no lugar dele, ao receber um conjunto de informações com um pedido de investigação, faria o mesmo;, alegou o líder petista.

Apesar disso, Wellington Dias apoiou Aloysio Nunes no que se refere ao dirieto de ter acesso aos documentos da investigação. ;Eu quero dizer que Vossa Excelência tem todo o direito de acesso às informações ; certamente o terá ; e, de nossa parte, todo o respeito. Longe de qualquer um de nós, do Parlamento, fazer qualquer pré-julgamento, por tudo que conhecemos de Vossa Excelência. Acho que tem de ter esse acesso; se houver algo, tem de ter o direito de defesa;, concluiu Dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação