Politica

Congresso prepara sessão para devolver simbolicamente mandato de Jango

À época, o argumento para a perda de mandato foi que João Goulart havia fugido do Brasil

postado em 09/12/2013 16:47

Restos mortais de João Goulart foram exumados em um cemitério em São Borja. Chegada do caixão na Base Aérea de Brasília em 14 de novembro de 2013

Em uma sessão solene do Congresso Nacional na próxima quarta-feira (11/12) deputados e senadores vão devolver simbolicamente o mandato presidencial de João Goulart. O projeto que anulou a sessão do Congresso de 2 de abril de 1964, em que foi declarada vago o cargo de presidente da República, então ocupado por Jango, foi aprovado no mês passado. À época, o argumento para a perda de mandato foi que João Goulart havia fugido do Brasil. Para os autores do projeto, senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a vacância não poderia ter sido declarada, uma vez que João Goulart estava em solo brasileiro, e não no exterior.

Leia mais notícias em Política

[SAIBAMAIS]Na última sexta-feira (6/12) os restos mortais do ex-presidente João Goulart, trazidos a Brasília para exames no Instituto Nacional de Criminalística (INC) do Departamento da Polícia Federal, foram levados de volta para São Borja (RS) e foram enterrados com honras militares.

O exame vai esclarecer se o ex-presidente foi vítima de um ataque cardíaco, em 1976, quando vivia no exílio, na Argentina, ou se foi assassinado pela ditadura militar. O exame foi solicitado pela família de João Goulart depois que um ex-agente da repressão uruguaia disse que, na verdade, Jango havia sido envenenado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação