postado em 17/12/2013 22:51
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta terça-feira (17/12) uma resolução que estende o voto em trânsito para todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, a partir das eleições de 2014. Até então, somente nas capitais havia a possibilidade de a pessoa votar fora de seu domicílio eleitoral para o cargo de presidente da República. Também nesta noite, o TSE definiu que o voto de presos provisórios passa a ser facultativo. Até o último pleito presidencial, todas as pessoas detidas provisoriamente eram obrigadas a votar. Outra decisão tomada pelos ministros diz respeito à proibição de os sites realizarem enquetes sobre candidatos.
O ministro Dias Toffoli sugeriu ainda uma mudança na norma que trata da proibição de doação eleitoral por empresas estrangeiras, mas a decisão foi adiada devido a um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.
O texto em vigor veta que pessoas jurídicas com relação direta e indireta doem para campanhas eleitorais. Pela sugestão do ministro Toffoli, que busca clarear a regra, fica vedada a doação por ;coligadas, controladas e subsidiadas; de empresas sediadas no exterior.