O petista Aloizio Mercadante, ministro da Educação, deve ser deslocado e assumir o Ministério da Casa Civil, segundo informações do jornal ;Folha de São Paulo;. A transição deverá ocorrer no próximo fim de semana, quando a atual titular da pasta, Gleisi Hoffmann, retorna a Brasília após um período de férias.
Segundo a Folha, o convite para assumir o Casa Civil foi feito a Mercadante no último sábado (18/1). Apesar de ainda não ter sido anunciado como substituto de Hoffman, Mercadante está no Ministério da Casa Civil desde a manhã desta segunda-feira (20/1).
A atual ministra da pasta, Gleisi Hoffman, deve renunciar ao Ministério para se dedicar à campanha ao governo do Paraná. Pela atual legislação, ministros que querem disputar as próximas eleições precisam deixar o cargo até o início de abril.
Em dezembro do ano passado, Gleisi já havia dito que pretendia deixar o cargo. ;Não quero misturar as funções enquanto ainda estiver aqui;, disse na época.
Mercadante reuniu-se com Dilma, esta tarde. Também estavam no encontro, o ex-presidente, Lula, o chefe do gabinete da presidente, Giles Azevedo, e o ex-ministro de comunicação social, Franklin Martins.