Jornal Correio Braziliense

Politica

Comissão de Ética rejeita representação de líder do PSDB contra Dilma

O deputado Carlos Sampaio pedia investigação com relação à escala não prevista da viagem da presidente, em Lisboa



O líder do PSDB na Câmara, deputados Carlos Sampaio (SP), autor da ação, argumentou que a parada da presidente em Portugal foi injustificada e o governo exagerou nos gastos. ;A se confirmarem essas informações, a presidente da República não apenas fez uma escala injustificada em Lisboa, mas deliberou por transformar essa escala ociosa em uma alucinante cena de ostentação supérflua custeada pelo patrimônio público brasileiro;, disse o parlamentar ontem. Ele também pediu a abertura de inquérito na Procuradoria Geral da República contra Dilma por suposta prática de improbidade e eventual crime contra a administração pública na escala não prevista em Lisboa no sábado.

Ontem, a presidente rebateu as críticas. Segundo ela, a aeronave não tem autonomia de voo e que teria que fazer um pouso e justificou que pode escolher onde comer porque paga a conta. ;No que se refere a restaurante,é exigência de todos para todos os ministros, e eu só faço exigência do que eu também exijo de mim, que quem jantar ou almoçar comigo pague a sua conta;, pontuou. O Ministério de Relações Exteriores também deu explicações. A pasta informou que é de praxe as representações diplomáticas serem informadas sobre a possibilidade de visita da presidente previamente e se organizar.

A comitiva presidencial ocupou 45 quartos em um dos principais hotéis de Lisboa, a um custo total estimado de R$ 70 mil. A suíte ocupada por Dilma tem preço tabelado equivalente a R$ 26 mil.

Caso Siemens

A Comissão de Ética arquivou a representação contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusado pelo PSDB de direcionar a apuração do caso Siemens. De acordo com Lacombe, a ação foi arquivada porque o ministro não fez nada de extraordinário. O inquérito já existiam tanto que os documentos foram anexados no inquérito já existente. Se ele não apurasse, estaria prevaricando;, explicou.