Jornal Correio Braziliense

Politica

CPI da Alerj vai investigar vandalismo e atentado a cinegrafista

A comissão terá cinco integrantes e será presidida por Bernardo Rossi

Por iniciativa do deputado Bernardo Rossi (PMDB), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar casos de vandalismo. Foram coletadas 40 assinaturas, superando o mínimo de 24 assinaturas, exigido pelo regulamento, e a proposta foi protocolada hoje (11/2).

O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), tem até cinco dias para publicar a instalação da CPI no Diário Oficial do Estado para que a comissão possa começar a funcionar já na próxima semana. A comissão terá cinco integrantes e será presidida por Bernardo Rossi.

[SAIBAMAIS]O deputado informou que o objetivo da CPI é investigar os ataques que culminaram com a morte ontem (10) do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes de Televisão, ferido por rojão na cabeça no último dia 6, quando fazia a cobertura de protesto na Central do Brasil contra o aumento da passagem de ônibus.

;Temos que entender quem são esses criminosos, como eles trabalham e, principalmente, como eles são financiados;, disse o parlamentar. ;Se não entender a raiz desses criminosos e quem os financia, outros crimes irão acontecer, outras pessoas poderão ser atingidas e morrer. Então, o objetivo é investigar esse movimento, para dar direito novamente à democracia, para ter liberdade de imprensa e os movimentos pacíficos voltarem a acontecer;.

Leia mais notícias em Política


Rossi lembrou que o Brasil, e o estado do Rio em particular, deram uma demonstração de democracia ao mundo ao reunir no ano passado mais de 500 mil pessoas em uma manifestação pública, ;fazendo justas reivindicações;. Lamentou, entretanto, que grupos organizados tenham se infiltrado nas manifestações pacíficas para cometer crimes contra o patrimônio público e privado, e agredir pessoas. ;Mais de 150 pessoas ligadas à imprensa e trabalhadores foram agredidas;.

Rossi salientou que a gota d;água, que chocou todo mundo, foi a imagem de Santiago Andrade atingido pelo rojão. ;Aquela imagem do artefato explodindo na cabeça, e ele caindo, ainda segurando a câmera, chocou muito;, comentou. Segundo ele, os sucessivos fatos que vêm ocorrendo, e culminaram com a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, ferem a democracia e a liberdade de imprensa, e acabam com as manifestações pacíficas ;que são justas. Que são um direito da população;.

O pedido de instalação da CPI teve apoio de deputados do PSD, PMDB, PDT, PSDB, PP, PSB, PCdoB, PRB, PSL, PPS, PR, PT, PSOL, PV. (Alana Gandra)