postado em 21/02/2014 19:11
A Câmara dos Deputados vai instalar na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, as 22 comissões permanentes da Casa. As comissões são órgãos técnicos, comandados por parlamentares, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis apresentadas à Câmara. As presidências das comissões são divididas entre os partidos, de acordo com o tamanho das bancadas. Os maiores partidos têm preferência para escolher as comissões que desejam participar.Leia mais notícias em Política
No ato de instalação, cada comissão elege o presidente e os três vice-presidentes. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que vai controlar a comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, vai definir a indicação do presidente na próxima terça-feira.
[SAIBAMAIS]O Partido dos Trabalhadores (PT), partido com maior bancada, anunciou que vai escolher os deputados para as suas comissões também na terça-feira. O partido ficou com o controle das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), Seguridade Social e Família e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH). Na segunda-feira (24), o PSC e o PSD, ambos com uma comissão cada, definem suas indicações.
A definição da formação das comissões ocorreu nessa terça-feira (18), após duas semanas de tentativa de acordo. O impasse girava em torno da cobrança do Partido Social Cristão (PSC) pela presidência de uma comissão. Com a criação de dois partidos - Solidariedade (22 parlamentares) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS) (19 parlamentares) -, no ano passado, o PSC, que tem 13 deputados e comandou a CDH em 2013, deixou de ter direito a uma comissão pelo cálculo da proporcionalidade. Para atender ao pleito do PSC, os líderes partidários resolveram dividir a Comissão de Turismo e Desporto em duas.