Jornal Correio Braziliense

Politica

Protestos: autoridades exaltam atuação de PMs e minimizam acusações

Até o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a chamada %u201Ctropa do braço%u201D, referindo-se aos PMs lutadores, poderá integrar o protocolo de ação das forças de segurança, em fase de preparação pela pasta




[SAIBAMAIS] ;A nossa intenção é que, ainda esta semana, a presidente Dilma Rousseff examine o projeto e o encaminhe ao Congresso em regime de urgência constitucional;, afirmou o ministro, ontem. Cardozo destacou que a liberdade de manifestação será garantida no projeto, que, além de tipificar condutas e aumentar penas, vai proibir o uso de máscaras e determinar a obrigatoriedade do aviso prévio sobre a realização do protesto. ;A Constituição já veda o anonimato e diz que é garantido o direito de reunião, conquanto que se avise com antecedência. Queremos dar efetividade à Constituição;, disse o ministro.

A manifestação de sábado teve 262 detidos. Foram registradas depredações de agências bancárias e confronto. Sobre a denúncia de que PMs agrediram jornalistas, chegando a impedir o registro de imagens das prisões de manifestantes, Grella informou que as ;notícias de abuso serão apuradas;. Apesar da promessa, nenhum policial foi punido por agressão desde os protestos de junho do ano passado. A secretaria informou que há inquéritos em andamento.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .