postado em 25/02/2014 20:47
O PT fechou no começo da noite desta terça-feira (25/2) um acordo para indicar os nomes dos presidentes das quatro comissões do partido. Considerada a mais importante da casa, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) será presidida pelo deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) ficará a cargo de Devanir Ribeiro (SP), e a de Seguridade Social e Família, que trata de questões de saúde e previdência, com Amaury Teixeira (BA).
Leia mais notícias em política
O único impasse que permanece é na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). A questão deve ser decidida ainda esta noite, durante reunião da bancada petista. Os principais candidatos são Nilmário Miranda (MG) e Assis do Couto.
Nilmário, que é um dos fundadores da CDHM e chefiou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência durante parte do governo Lula, é apoiado pelo núcleo de parlamentares petistas na Frente de Direitos Humanos. Já Assis do Couto é o nome defendido pela corrente interna Movimento PT, que teria ganho o direito de indicar o presidente da CDHM graças a um acordo interno entre as correntes petistas.