Politica

Dilma fala que governar com critério republicano é avanço para o país

Segundo a presidente, todos os prefeitos foram eleitos pelo povo e merecem tratamento igual, porque a população que os elegeu dá a eles esse poder e direito

postado em 26/02/2014 14:10

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (26/2) , no município mineiro de Betim, durante cerimônia de entrega de máquinas doadas a 209 municípios com até 50 mil habitantes, que o caráter objetivo e apartidário deste programa é uma evolução no país. Segundo a presidente, todos os prefeitos foram eleitos pelo povo e merecem tratamento igual, porque a população que os elegeu dá a eles esse poder e direito.

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, foi representado no evento pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles. Foram entregues às prefeituras máquinas niveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba, destinados à recuperação e manutenção de estradas vicinais.

;Somos um governo que preza muito o critério republicano. Não olhamos para a opção partidária do prefeito, para a opção futebolística, e muito menos para a religiosa. Todos os prefeitos [de municípios com] até 50 mil habitantes têm direito ao kit das três máquinas. Isso é uma evolução no país;, afirmou Dilma. Ela explicou que o critério para a distribuição de máquinas não é gostar ou não gosto do prefeito: ;todos têm direito;.

A partir da entrega dos equipamentos, acrescentou a presidenta, os prefeitos tornam-se responsáveis pela gestão do maquinário, devendo usar de forma correta a garantia incluída no contrato. ;Acredito que o estado [Minas Gerais], que tem 92,8% dos municípios com até 50 mil habitantes, ficará satisfeito com a doação, porque não é convênio, não é empréstimo, não é nenhuma outra forma, é doação.;

Até o fim deste semestre, o governo pretende entregar 18 mil máquinas a todos os municípios brasileiros com até 50 mil habitantes. O investimento total, incluindo a capacitação de operadores para os equipamentos, é R$ 5 bilhões. No meio rural, 25 milhões de pessoas serão beneficiadas com as doações. Hoje, foram entregues as chaves de 138 caminhões-caçamba, 64 motoniveladoras e 24 caminhões-pipa a 209 prefeitos mineiros. Os caminhões-pipa são doados a municípios afetados pela seca.

Leia mais notícias em Política

No discurso, Dilma falou sobre outras reivindicações municipais, principalmente na área de educação, e reforçou a necessidade de o país de entrar na chamada ;economia do conhecimento;. Ela disse que, para o Brasil crescer, ser competitivo e mudar de patamar, tornando-se uma nação de classe média, a educação é imprescindível e o investimento em creches e professores deve começar já na pré-escola.

;A creche funciona como um complemento. Lá, a professora vai conversar, falar, estimular a criança para que ela se desenvolva. E terá de ser sempre, não uma creche qualquer, não um depositário de crianças, terá de ser uma creche de qualidade. E, para isso, tem de ter dinheiro;, ressaltou a presidenta, citando a oportunidade gerada pelos royalties do pré-sal que serão, em grande parte, aplicados na educação.

Participaram da cerimônia os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Agricultura, Antônio Andrade, e o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel. A presidenta volta para Brasília ainda na tarde de hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação