Politica

Bancada do PMDB da Câmara se mostra reticente com acordo de Dilma

Para conter a tensão, Dilma prometeu o apoio do PT aos peemedebistas em seis estados

postado em 11/03/2014 07:43
A bancada do PMDB na Câmara se articula para mostrar hoje à presidente Dilma Rousseff que a proposta de o PT abrir mão de candidatura própria em seis estados ; feita pela petista ontem à cúpula da legenda em favor do partido aliado ; não convenceu. Em reunião da bancada, os parlamentares pretendem aprovar uma moção de apoio ao líder da sigla na Casa, Eduardo Cunha (RJ), que se tornou porta-voz da crise com o Palácio do Planalto. Para os deputados, o ;sacrifício; do PT ainda não resolve dois problemas do PMDB: a composição eleitoral no Rio de Janeiro e no Ceará e a suposta falta de espaço do partido na Esplanada.

Raupp:

[SAIBAMAIS]A segunda-feira, habitualmente tranquila na Praça dos Três Poderes, se mostrou agitada. Depois de se reunir com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) no domingo, Dilma voltou a conversar com peemedebistas ontem. Além de Temer, ela recebeu o presidente em exercício do partido e senador Valdir Raupp (RO); o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL); o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM); o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE); e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Embora Raupp negue uma exclusão proposital, mais uma vez, Eduardo Cunha foi isolado das tratativas.



Segundo Raupp, Dilma propôs uma nova conversa entre o PMDB e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, na quinta-feira, com a promessa de acordo sobre apoio a candidaturas peemedebistas em seis estados: Alagoas, Goiás, Maranhão, Rondônia, Paraíba e Tocantins. ;Há a possibilidade de chegarmos a 11 ou 12 estados com alianças entre PT e PMDB. Em muitos estados, pelo tamanho dos dois partidos, não vai ter como caminharmos juntos. Mas vamos estabelecer procedimentos, em casos como o Rio e o Ceará, para que não venham a ter enfrentamentos que comprometam a aliança nacional;, disse Raupp.

Para conter a tensão, Dilma prometeu o apoio do PT aos peemedebistas em seis estados

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação