Jornal Correio Braziliense

Politica

Após sabatina, Comissão do Senado aprova nomes de novos diretores da Antaq

Mario Povia e de Fernando José de Pádua da Costa Fonseca foram escolhidos como novos nomes para cargos de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Em duas votações distintas, por 19 votos favoráveis e 1 contrário, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quarta-feira (26/3) as indicações de Mario Povia e de Fernando José de Pádua da Costa Fonseca para cargos de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A comissão também aprovou requerimento de urgência para que o plenário da Casa aprecie as indicações, o que pode ocorrer ainda hoje.

Sabatinados nesta quarta-feira, os indicados ressaltaram a importância do setor para o desenvolvimento do país e a necessidade de investimentos no sistema hidroviário. Fonseca, que é servidor efetivo da Antaq desde 2005, destacou que, pelo modal marítimo do país transitam 98% das exportações brasileiras. Além disso, observou que só no ano passado, o setor portuário movimentou 931 milhões de toneladas de carga.



Sobre o setor hidroviário, o indicado disse que o Brasil tem vocação para as hidrovias. Fonseca informou que a agência tem desenvolvido estudos relacionados ao setor.

[SAIBAMAIS]Mario Povia, também servidor efetivo da agência desde 2006, destacou que a nova Lei dos Portos (Lei 12.815/2013) está sendo positiva para o setor. ;A licitação de mais de uma centena de arrendamentos portuários, o término da exigência de movimentação de cargas próprias para os terminais privados e a possibilidade de prorrogação antecipada dos contratos de arrendamento em vigor mediante a realização de investimentos proporcionarão um verdadeiro choque de oferta de infraestruturas portuárias;, disse.