Paulo de Tarso Lyra
postado em 27/03/2014 08:29
Atendendo a uma pressão do PT, que, reiteradamente, tem reclamado da falta de articulação política do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva costurou a indicação do deputado Ricardo Berzoini (SP) para o cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Ele assumirá o lugar da atual ministra, Ideli Salvatti, que deve ser realocada na Secretaria de Direitos Humanos (SDH). A titular da SDH, Maria do Rosário (PT-RS), deixará a pasta para concorrer a uma vaga de senadora nas eleições de outubro.
[SAIBAMAIS]A troca ministerial é uma demanda antiga do PT, sobretudo da bancada do partido na Câmara. Desde que a presidente Dilma Rousseff exonerou Luiz Sérgio (PT-RJ), em 2011, os deputados lutavam para reassumir o posto. Tanto que, durante a cerimônia de posse da ministra, em junho de 2011, nenhum parlamentar do PT compareceu para prestigiá-la.
Diversos nomes do PT surgiram, ao longo destes três anos, como opções para assombrar o cargo de Ideli Salvatti: o ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (SP), o atual, Arlindo Chinaglia (SP), o ex-presidente da Câmara Marco Maia (RS) e o próprio Berzoini.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.