Naira Trindade
postado em 27/03/2014 10:24
A aprovação da maneira de governar da presidente Dilma Rousseff recuou de 56% para 51%, enquanto o percentual que desaprova a maneira de governar aumentou de 36% para 46%. Com isso, a diferença entre os percentuais que aprovam e desaprovam caiu de 20 pontos percentuais para 8 pontos percentuais, de acordo com a última pesquisa Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (27/3). A popularidade do governo Dilma também está menor do que no fim do ano passado. O número de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom recuou de 43% para 36%. A parcela da população que confia na presidente também recuou de 52% para 48%.
Essa queda foi mais intensa entre os entrevistados com renda familiar mais elevada, acima de cinco salários mínimos, entre os mais jovens, com 16 a 24 anos e entre os residentes em municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. Cabe ressaltar, no entanto, que o percentual dos que aprovam a maneira de Dilma governar praticamente não caiu. Entre os eleitores com grau de instrução até a quarta série do ensino fundamental, e com idade de 25 a 34 anos, residentes nas capitais e em cidades médias com 20 mil a 200 mil habitantes.
Também houve queda na popularidade de Dilma na comparação com o governo Lula: o percentual que considera o governo Dilma pior que o de Lula aumento de 34% para 42%. Já 46% da população acreditam que os dois governos são iguais. E o percentual que considera estar sendo melhor, caiu de 14 para 11% (dentro da margem de erro).
Assuntos mais lembrados no governo Dilma
[SAIBAMAIS]Segundo a pesquisa, o assunto mais lembrado sobre o governo Dilma continua sendo manifestação popular. O percentual oscilou de 24% para 21% e 6% dos entrevistados citaram as manifestações como contrárias a corrupção.
O mensalão também continua em destaque com as notícias sobre o tema, sendo lembrado por 9% dos entrevistados. Já 18% dos entrevistados lembraram da Copa do Mundo. O percentual sobre o tema era de 4%, em novembro do ano passado.