Politica

Supremo decide que ação contra Azeredo vai para a primeira instância

Por oito votos a um, o STF decide que o processo que envolve o ex-governador e ex-deputado seja remetido à Justiça de Minas Gerais

postado em 28/03/2014 08:02
STF avalia o caso de Azeredo: ex-deputado nega as acusações e diz confiar nas decisões da Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu remeter para a primeira instância da Justiça a ação penal aberta pela própria Corte, em 2009, contra o ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Por oito votos a um, os ministros definiram ontem que, a partir do momento em que o tucano renunciou ao mandato na Câmara, o Supremo deixou de ter competência para julgá-lo. Azeredo é acusado de peculato e lavagem de dinheiro pelo suposto envolvimento com o desvio de dinheiro público para a campanha de 1998, ocasião em que disputou a reeleição ao governo de Minas Gerais, mas acabou derrotado.

Eduardo Azeredo renunciou ao mandato de deputado em 19 de fevereiro, 12 dias depois de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter apresentado as alegações finais no processo, recomendando a condenação do tucano a 22 anos de prisão.



Em nota divulgada ontem, Azeredo diz acatar a decisão do STF. ;Acato a decisão, quase unânime, do Supremo Tribunal Federal, esperando que o julgamento, em quaisquer instâncias, ocorra dentro da normalidade, sem suposições, falsos documentos ou testemunhos inidôneos. Espero ainda que o processo siga seu curso sem a contaminação política que tem feito de mim o ;bode expiatório; de toda essa situação. Confio na decisão da Justiça;, destacou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação