Politica

Governo não tem medo de investigação sobre a Petrobras, diz ministro

Declaração foi dada durante evento na Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

postado em 03/04/2014 13:05


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta quinta-feira (3/4) que o governo da presidente Dilma Rousseff não tem medo da investigação que está sendo feita na Petrobras sobre as denúncias de pagamento de suborno por parte da empresa holandesa SBM Offshore a empregados da estatal.

Ele foi à Escola Nacional de Administração Pública (Enap), onde 16 especialistas de todo o país se reunirão para a escolha dos 30 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações sociais a serem contemplados pela 5; edição do Prêmio ODM Brasil. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 2

;Eu tenho dito sempre que um governo que valorizou o trabalho da CGU [Controladoria-Geral da União], da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, um governo desse não pode ter medo da investigação. O nosso problema é [com] o uso político, é essa meia verdade que começa a se propalar e o uso eleitoreiro que pode ser feito da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito];, disse o ministro.



[SAIBAMAIS]O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na terça-feira (1;/4) a criação de uma CPI da Petrobras, para investigação das denúncias de irregularidades na empresa, na compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. ;Da investigação dos fatos em si nós não temos que ter medo, temos que enfrentar, é da vida. Quantas CPIs nós já enfrentamos ao longo desses anos, quantas vezes nós fomos ao Congresso fazer longos depoimentos, isso é da democracia;, argumentou Carvalho.

A CGU anunciou, nessa quarta-feira (2/3), que também vai apurar as denúncias sobre a Petrobras. O objetivo da sindicância é, segundo o órgão, ;aprofundar a apuração interna feita no âmbito da Petrobras;. A investigação da controladoria tem prazo de 30 dias e pode ser prorrogada.

Já a apuração da Petrobras, conforme a própria empresa anunciou na segunda-feira (31), não encontrou indícios de suborno. A empresa informou que o relatório final da investigação será encaminhado à CGU, ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal e que estão sendo fornecidas aos órgãos públicos e aos órgãos de controle, todas as informações e documentos sobre o processo de compra da Refinaria de Pasadena.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação