Jornal Correio Braziliense

Politica

Doleiro e deputado tramaram contra licitação, revela Operação Lava Jato

Conversas gravadas pela Polícia Federal mostram que Alberto Youssef e Luiz Argôlo, do Solidariedade, tentaram excluir duas empresas de uma concorrência na Bahia, estado do parlamentar



Em outra conversa, registrada no dia 21 de outubro, Argôlo avisa ao doleiro que está sem dormir e pede que Youssef cheque o contrato. ;Quero que você veja logo com o rapaz do contrato. Você não sabe o quanto de compromisso;, alerta. Ao ser questionado pelo doleiro o motivo pelo qual não consegue dormir, o parlamentar responde que ;O Roberto não deu mais nada, tô quase correndo nu na rua;. No relatório da Operação Lava-Jato, a Polícia Federal não identifica quem é Roberto.

Em todos os diálogos interceptados, fica clara a intimidade entre a dupla. As cobranças e pedidos do parlamentar sugerem que os dois são sócios em alguns negócios. Às 20h13 do dia 21 de outubro, o político baiano dá satisfação a Youssef sobre o andamento das negociações. ;Rapaz, tô sentado aqui. O pessoal quer publicar se o pessoal desistir. Fale com ele. O pessoal tá fazendo a instalação do material dele lá no Ceará;. O doleiro responde em seguida. ;Quem contratou não foi ele e sim a Secretaria de Estado do Ceará. Não ele;. O deputado implora ao doleiro. ;Ele tem relação o a empresa (Sic). Faça um apelo a ele. Por favor;. Youssef responde que já fez.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique