Jornal Correio Braziliense

Politica

Renan Calheiros pode instalar CPI mista da Petrobras nesta quarta-feira

Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RO), o presidente do Senado cancelou reunião de líderes e decidiu convocar uma sessão do Congresso para amanhã

A segunda CPI para investigar as denúncias de irregularidade na administração da Petrobras pode ser instalada nesta quarta-feira (6/5). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) cancelou a reunião de líderes, prevista para tarde de hoje, em que discutiria o futuro da CPI mista. De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), será convocada uma sessão do Congresso amanhã para pedir a indicação de nomes e instalar a CPI mista. Já para a CPI exclusiva do Senado, Renan aguarda que os partidos indiquem os integrantes para efetivamente instalá-la. Enquanto os partidos se organizam para apontar os nomes, o Planalto articula com os líderes a estratégia para comandar as investigações. A artilharia do governo foi discutida na reunião de líderes com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.



Além dos nomes em suspense, Eunício disse que indicará Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI). Os mesmos nomes serão apresentados, caso haja uma decisão para a instalação da CPI mista. "É preciso primeiro que a Mesa do Congresso instale a comissão e solicite aos líderes do partidos a indicação dos integrantes. Se não houver instalação da CPI e se for só CPMI, os mesmos nomes obviamente serão estendidos para a CPMI", disse.