postado em 08/05/2014 19:52
A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (8/5) cinco representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) pouco antes de visitar a Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste paulistana. Os militantes apresentaram à presidenta reivindicações para mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida.O MTST participou dos protestos organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) hoje na sede de três construtoras na capital paulista contra os gastos para a organização do Copa do Mundo. Os sem-teto pretendiam ainda fazer um ato em frente ao Itaquerão durante a visita de Dilma. A manifestação foi suspensa pela promessa do governo federal em receber o movimento.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também participou do encontro e conversou com o movimento sobre a ocupação Copa do Povo. Cerca de 1,5 mil famílias estão acampadas em um terreno a 4 quilômetros do estádio que receberá abertura do Mundial. ;Estamos em diálogo com o movimento e também com o proprietário. O que queremos é que as pessoas possam apresentar as suas reivindicações pacificamente;, ressaltou Haddad sobre a reunião com o MTST.
Nessa quarta-feira (7/5), o juiz Celso Maziteli Neto, da 3; Vara Cível de Itaquera, concedeu uma liminar determinando o fim da ocupação Copa do Povo. A decisão atendeu à ação de reintegração de posse movida pela Viver Incorporadora, proprietária do terreno, de 150 mil metros quadrados.
Pela decisão, os ocupantes serão intimados a deixar o imóvel em 48 horas. Caso isso não ocorra, o juiz autorizou o despejo dos ocupantes. Um ofício requisitando força policial já foi expedido à Polícia Militar. O magistrado determinou ainda a notificação da Defesa Civil, da subprefeitura de Itaquera. Alegando possibilidade de haver crianças entre os ocupantes, o juiz também comunicou o Conselho Tutelar da região.