Politica

Fernando Henrique atribui a Lula falhas do governo Dilma e petistas reagem

Segundo ele, o PT corre o risco de perder as eleições mesmo com substituição de Dilma

postado em 12/05/2014 08:08
A declaração de FHC foi vista dentro do PT como uma forma de polarizar o debate entre os dois ex-presidentes

Já com o pé no debate eleitoral, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) desdenhou do movimento interno petista que defende a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos principais conselheiros do pré-candidato Aécio Neves (PSDB), o tucano disse que, mesmo se substituir Dilma Rousseff na cabeça de chapa, o PT corre o risco de perder as eleições. A declaração de FHC foi vista dentro do PT como uma forma de polarizar o debate entre os dois ex-presidentes, sem o protagonismo da presidente Dilma Rousseff, pré-candidata oficial à reeleição. ;Não precisamos de Lula candidato para ganhar do PSDB, vamos ganhar com a Dilma;, respondeu o deputado José Guimarães (PT-CE).

Embora a imagem do ex-presidente petista esteja em alta e seja considerada, por mais de metade dos brasileiros que querem mudanças na política, a melhor opção para a tarefa, ela tem sido um peso para os dois partidos. Além de dividir o PT, tornou-se alvo da oposição. Apesar do favoritismo retratado nas pesquisas, FHC acredita que Lula pode ser derrotado pelas condições do país. ;É arriscado (Lula se candidatar), ele também pode perder. Do jeito que as coisas estão, a percepção do povo vai mudando rapidamente;, disse. Na avaliação do tucano, a situação do país não é boa. ;Quem ganhar o governo vai ter muito trabalho lá na frente;, justificou em entrevista ao jornalista Roberto D;Avila, da Globonews.



A resposta do ex-presidente faz alusão ao movimento pelo retorno de Lula, que corre os corredores do Congresso, e às pesquisas de intenção de voto, divulgadas nas últimas semanas, que antes mostravam Dilma reeleita no primeiro turno e, agora, apontam para mais uma corrida às urnas. Para FHC, o país vive hoje o legado das decisões tomadas pelo ex-presidente, que foram vinculadas à presidente Dilma Rousseff. ;A quebra de confiança, atribuem a Dilma, mas as políticas começaram na segunda parte do governo Lula. O grande divisor de águas aqui é a crise mundial;, alfinetou. O tucano também aproveitou para reclamar a paternidade de programas que viraram marca do PT. ;Bolsas, quem praticou fui eu. Reforma agrária, fiz três vezes mais que Dilma, até o aumento do salário mínimo, que por causa do real, aumentou bastante;, listou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsuot;center":"","scroll":"","origem":""}}">Leia mais notícias em Política</a><br /><br />A resposta do ex-presidente faz alusão ao movimento pelo retorno de Lula, que corre os corredores do Congresso, e às pesquisas de intenção de voto, divulgadas nas últimas semanas, que antes mostravam Dilma reeleita no primeiro turno e, agora, apontam para mais uma corrida às urnas. Para FHC, o país vive hoje o legado das decisões tomadas pelo ex-presidente, que foram vinculadas à presidente Dilma Rousseff. ;A quebra de confiança, atribuem a Dilma, mas as políticas começaram na segunda parte do governo Lula. O grande divisor de águas aqui é a crise mundial;, alfinetou. O tucano também aproveitou para reclamar a paternidade de programas que viraram marca do PT. ;Bolsas, quem praticou fui eu. Reforma agrária, fiz três vezes mais que Dilma, até o aumento do salário mínimo, que por causa do real, aumentou bastante;, listou.<br /><br />A matéria completa está disponível <a href="#h2href:{"titulo":"Externo: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2014/05/12/interna_politica,127446/fhc-ataca-lula-e-petistas-reagem.shtml","link":"http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2014/05/12/interna_politica,127446/fhc-ataca-lula-e-petistas-reagem.shtml","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">aqui</a>, para assinantes. Para assinar, <a href="#h2href:{"titulo":"Externo: https://www2.correiobraziliense.com.br/seguro/digital/assine.php","link":"https://www2.correiobraziliense.com.br/seguro/digital/assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui</a>.", "isAccessibleForFree": true, "image": { "url": "https://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2014/05/12/427087/20140512081425788937u.JPG", "width": 766, "@type": "ImageObject", "height": 527 }, "author": [ { "@type": "Person", "name": "" } ], "publisher": { "logo": { "url": "http://imgs2.correiobraziliense.com.br/amp/logo_cb_json.png", "@type": "ImageObject" }, "name": "Correio Braziliense", "@type": "Organization" } }