postado em 19/05/2014 20:38
O governo federal está reanalisando a política de perímetros irrigados, disse hoje (19) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao discutir o caso dos moradores da Chapada do Apodi, na divisa entre o Rio Grande do Norte e Ceará. Parte das famílias da região teve as terras desapropriadas para implementação do perímetro de Santa Cruz do Apodi. No domingo (18), matéria da Agência Brasil abordou o dossiê que aponta violação de direitos das comunidades rurais em áreas próximas aos perímetros.Saiba Mais
;O mérito da questão do Apodi está nos levando a fazer reanálise de toda a política de perímetros irrigados. É verdade que ela trouxe muitos benefícios, mas acho que de fato chegou o momento de uma rediscussão. Não fosse a resistência dos moradores e a ação forte do governo, já teria ido muito mais longe. [O projeto] já foi redesenhado duas vezes. Dentro do governo, há discussão forte quanto à sustentabilidade, viabilidade não só econômica, mas também social;, disse Carvalho.
O ministro deu as declarações em coletiva de imprensa após o encerramento do 3; Encontro Nacional de Agroecologia, que terminou nesta segunda-feira (19) em Juazeiro, na Bahia.
Mais cedo, Carvalho respondeu perguntas de agricultores. Confrontado por Francisco Edilson Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, ele prometeu apoio. ;Seguramos muita coisa e fizemos mudar o projeto original. Eu e Miguel Rossetto [ministro do Desenvolvimento Agrário] vamos a Apodi. Vocês não ficarão desamparados. Nós vamos assumir essa luta com vocês;, declarou.