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Depois de 27 anos, trecho de Anápolis da Ferrovia Norte-Sul é inaugurado

Presidente Dilma Rousseff minimiza atrasos e enaltece empreendimento de R$ 4,2 bilhões




O trecho inaugurado hoje é ligado com o segmento de Palmas a Açailândia (MA), em funcionamento desde 2007, com 719 km. Ao todo, são 1.574 km de ferrovia entre de Goiás ao Maranhão. A aposta é que parte da carga escoada pelas rodovias passe a ser transportada pela ferrovia, com redução de custos, do consumo de combustível e do índice de acidentes nas estradas.

Imediatamente, a ferrovia irá transportar cerca de 4 mil toneladas de minério de ferro, oriundos do pátio de Gurupi (TO), próximo a Palmas, com destino ao porto de Itaqui (MA). Há ainda a expectativa de transporte da farelo de soja, da safra deste ano, do pátio de Anápolis para o porto de Itaqui. A previsão é do embarque de 1 milhão de toneladas de grãos para o mesmo trecho na safra d próximo ano.

De acordo com a Valec, o próximo trecho a ser inaugurado será a Extensão Sul, que vai de Ouro Verde (GO), próximo a Anápolis, até Estrela d;Oeste (SP). O percurso de 682 km tem 60% de execução física e previsão de conclusão para 2015.

Protesto


Antes do evento de inauguração da ferrovia, o Palácio do Planalto foi surpreendido por um que deixou o trânsito parado na cidade. No início da manhã, cerca de 300 trabalhadores pediam agilidade nas obras do viaduto na BR 060/153, que liga o centro ao o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). O protesto foi organizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétrico do Estado de Goiás (FemGoiás), entidade filiada a Força Sindical.

Os manifestantes alegam que são prejudicados todos s dias com o transtorno nas ruas da região. Reclamam ainda que enfrentam congestionamentos de até duas horas para chegar a trabalho. A presidente, entretanto, não chegou a pegar a manifestação. Ela atrasou a agenda em uma hora e quando chegou ao local, por volta de 10h, o protesto já tinha sido dissipado.

A obra do viaduto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a construção do viaduto foi iniciada em abril do ano passado, avaliada inicialmente em R$ 24,5 milhões. A conclusão estava prevista para fevereiro deste ano. Com o viaduto, o tráfego local será separado do de longa distância e contará com a implementação de uma ciclovia.