Jornal Correio Braziliense

Politica

Ministros do STF dizem que foram surpreendidos pela renúncia de Barbosa

Marco Aurélio, segundo integrante mais antigo, disse que a renúncia pegou o Supremo de surpresa

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ficou surpresa com o anúncio da renúncia do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, comunicada pela manhã aos chefes do Poderes Executivo e Legislativo, antes de ser anunciada oficialmente em plenário. O ministro já havia afirmado que deixaria o tribunal antes de completar 70 anos, período para aposentaria obrigatória no serviço público.

Antes da sessão plenária, o vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, disse que não tinha sido comunicado formalmente da renúncia. ;Ainda preciso tomar ciência do fato. Não sei de nada, não fui comunicado de nada formalmente, preciso tomar ciência;, afirmou.


O ministro Marco Aurélio, segundo integrante mais antigo, disse que a renúncia pegou o Supremo de surpresa. ;Não sabíamos de nada, pelo menos eu não tinha conhecimento de que ele deixaria o tribunal antes da expulsória;, afirmou.

Teori Zavacki afirmou que também foi surpreendido. ;Para mim foi uma surpresa, eu não sabia. Já houve outros casos de ministros renunciando, mas é raro.;

Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até 2024, quando completaria 70 anos e deveria ser aposentado compulsoriamente. Pela manhã, Barbosa se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff e com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para comunicar a decisão.