Politica

Aliados e juristas acreditam que substituto de Barbosa sairá após eleições

Segundo especialistas ouvidos pelo Correio, não existe hoje um nome natural para suceder Barbosa

Paulo de Tarso Lyra
postado em 31/05/2014 06:05


A presidente Dilma Rousseff deve indicar um substituto para o ministro Joaquim Barbosa somente após as eleições de outubro. Como ele permanecerá no Supremo Tribunal Federal (STF) até o fim de junho e, depois desse período, virão o recesso parlamentar ; o novo ministro terá de ser sabatinado pelo Senado ; e a disputa eleitoral, que mobilizará o mundo político, dificilmente o tema protagonizará as atenções da presidente antes do término da corrida pelo Palácio do Planalto.

Segundo especialistas ouvidos pelo Correio, não existe hoje um nome natural para suceder Barbosa. A própria Dilma, responsável pela indicação, foi pega de surpresa pelo anúncio da aposentadoria do presidente do STF. A expectativa é que ela escolha um nome técnico, um jurista renomado no meio, e não opte por uma indicação política, como os atuais ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, ou da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams.

Ontem, durante entrevista concedida na inauguração de um centro de ação integrada da Polícia Federal, em Brasília, Cardozo negou que esteja trabalhando pela própria indicação. ;Eu não pleiteio isso, não é minha intenção. Tenho compromisso com a presidente de ficar aqui (Ministério da Justiça) enquanto ela achar que eu devo ficar. Eu vou continuar aqui e cumprir o meu papel. É a minha função, enquanto ela quiser que eu continue;, assegurou o ministro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação