Politica

Aécio monta time técnico e apresenta coordenadores de áreas temáticas

A intenção é evitar críticas sobre um programa de campanha superficial. Especialistas já apresentados são ligados às gestões tucanas em Minas e em São Paulo

postado em 21/06/2014 07:00
Com promessa de inovação, a equipe de Aécio disse que manterá programas petistas de sucesso, como o Bolsa Família

A duas semanas da data para entregar o plano de governo à Justiça eleitoral, junto do registro de candidatura, o senador Aécio Neves (MG), candidato à Presidência pelo PSDB, apresentou ontem seis coordenadores de áreas temáticas de seu programa. O tucano reuniu nomes técnicos e referências em seus âmbitos de atuação em uma tentativa de afastar as críticas da corrida eleitoral de 2010, quando os candidatos foram acusados de entregar planejamentos superficiais. Embora tenha destacado a palavra ;inovação; na apresentação, no Rio de Janeiro, a equipe disse que manterá programas petistas.

;É preciso deixar claro que, em hipótese nenhuma, a gente vai querer quebrar programas que são bons. (...) O programa Bolsa Família é exitoso e não vamos jogar isso no lixo;, disse Carminha Brant, responsável pela área de políticas sociais. Ela é professora da PUC-SP e pós-doutora em ciência política. Coordenado pelo ex-governador de Minas Antonio Anastasia, o programa de Aécio terá 30 áreas temáticas, cujas equipes, segundo o candidato, serão apresentadas aos poucos. O senador disse que abrirá espaço no site do PSDB para contribuições da sociedade, modelo usado na campanha de Anastasia em 2010.

[SAIBAMAIS]
Os coordenadores já apresentados são ligados às gestões tucanas em Minas e em São Paulo. Ao dividir o programa entre coordenadores técnicos, Aécio tenta ainda remeter o plano ao modelo de gestão do PSDB em Minas (2003-2014), dividido em três ;gerações; pelos tucanos ; Choque de Gestão, Estado para Resultado e Governança em Rede. No estado, as lideranças do partido alardeiam que é um método eficiente por se inspirar na iniciativa privada ao buscar resultados numéricos. A oposição aos tucanos em Minas, no entanto, acusa os governos Aécio e Anastasia de manipular dados para garantir o alcance das metas.



Para segurança pública, foi escolhido o professor da UFMG Cláudio Beato, que coordenou o programa de governo de Anastasia em 2010. Uma das possíveis propostas para a área é o aumento do repasse de recursos da União para estados e municípios. Isso porque Aécio sempre reclama que a participação do governo federal é pequena. O poeta e cronista Affonso Romano de Sant;Anna é o coordenador da área de cultura. Com a juventude, está José Júnior, coordenador do Grupo Cultural AfroReggae, que fez parcerias com o governo Aécio em Minas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação