Jornal Correio Braziliense

Politica

Assembleia de São Paulo aprova projeto que proíbe máscaras em protestos

O texto agora segue para o governador Geraldo Alckmin, que tem até 15 dias para sancionar ou vetar a proposta



[SAIBAMAIS]Aprovado, no mesmo dia, tanto em reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários quanto pelos deputados reunidos em plenário, o projeto de lei prevê que mesmo as manifestações convocadas por meio das redes sociais, na internet, terão que ser informadas previamente, ;na forma de regulamento expedido pela Secretaria da Segurança Pública;.

O texto agora segue para o governador Geraldo Alckmin, que tem até 15 dias para sancionar ou vetar a proposta. Proposta semelhante foi tornada lei no Rio de Janeiro, no ano passado, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, logo após os primeiros protestos durante a Copa do Mundo.

A aprovação na Alesp se dá na mesma semana em que movimentos sociais questionam a ação da polícia de São Paulo. Na terça-feira (1;), a PM reprimiu ato pela libertação de ativistas, na Praça Roosevelt. Manifestantes e advogados foram presos. Um deles, Daniel Biral, denunciou que foi agredido por policiais, após solicitar a identificação deles. Segundo Biral, ele apanhou e chegou a desmaiar a caminho da delegacia. Em nota, a PM negou abusos.

A Agência Brasil buscou entrar em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo e com a Defensoria Pública, mas, devido ao jogo da Copa do Mundo, ambas não atenderam às ligações.