Jacqueline Saraiva
postado em 11/07/2014 13:08
A imagem de um boneco com uma bengala na mão e a coluna curvada pode deixar de ser o símbolo para representar os idosos em placas utilizadas em espaços públicos. O Projeto de Lei 6.191/13, do ex-deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), que tramita na Câmara dos Deputados, quer proibir a divulgação desse tipo de imagem para identificar atendimento prioritário.No texto de justificativa apresentado pelo ex-parlamentar, o PL explica que é constrangedor aos idosos ;encontrar em locais que por lei são prioritários para sua utilização, placas que demonstrem sua total incapacidade;. O projeto esclarece que é necessário buscar uma nova representação, um símbolo ;mais digno e representativo; aos idosos. No entanto, não propõe sugestões para alterar essa imagem.
O objetivo é incluir a regra no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). A matéria tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
De acordo com o ex-parlamentar, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou muito desde a publicação do Estatuto do Idoso - sancionado em 2003. Jacob cita também que a população idosa tem crescido com mais saúdem além da sua inserção significativa no mercado de trabalho. ;Não se pode conceber a ideia de que o idoso é apenas um ser frágil, sem expressão, estigmatizado pela sociedade como sem valor;, afirmou.