Jornal Correio Braziliense

Politica

Senador Clésio Andrade renuncia ao cargo por problemas de saúde

O parlamentar não compareceu ao plenário para renunciar. A despedida do mandato se deu por meio de uma carta, lida pelo presidente da sessão, Jorge Viana (PT-AC)

O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) renunciou ao mandato na tarde desta terça-feira (15/07), alegando problemas de saúde. Suplente de Eliseu Resende (DEM-MG), Andrade assumiu o mandato (2007-2015) em janeiro de 2011, após a morte do titular. Agora, nos seis meses finais de atividade parlamentar devem ser cumpridos pelo segundo suplente, Antônio Aureliano Sanches de Mendonça (PSDB-MG).



Desde abril, Andrade já estava licenciado do comando da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Por meio de um rede social, o senador afirmou que agora vai se dedicar exclusivamente ao tratamento da enfermidade. ;Estou deixando o Senado Federal por motivos de saúde. Nos próximos meses estarei interrompendo esta comunicação para me dedicar a este tratamento. Espero retomar essa comunicação o mais breve possível. No retorno continuarei a defender os interesses de Minas, não mais como Senador, mas como cidadão Mineiro. Obrigado por tudo e até a volta;, afirmou.

Veja a íntegra da carta de renúncia do senador Clésio Andrade:

À Mesa Diretora do Senado, Sr. Presidente, venho, através deste, informar a V. Ex; a minha decisão de renunciar ao meu mandato de Senador da República.

Faço-o por motivo de acometimento de problemas de saúde (laudo médico) que acarretarão procedimentos e tratamentos que se estenderão pelo tempo que resta de meu mandato.

Não optei por licença, uma vez que considero prejuízo ao Erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções e para ser coerente com a austeridade que imprimi durante todo o meu mandato de Senador com relação às verbas de representação e gastos com o gabinete.

Nesses termos, renuncio ao meu mandato de Senador da República pelo Estado de Minas Gerais, agradecendo ao povo mineiro e aos Senadores desta Casa, com a certeza de dever cumprido e de que deixo este mandato a cargo de uma pessoa preparada para assumi-lo, o Sr. Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, filho do saudoso ex-Vice-Presidente da República Federativa do Brasil Sr. Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

Solicito a imediata leitura deste ofício em plenário, bem como sua publicação.

Senador Clésio Soares de Andrade.