Jornal Correio Braziliense

Politica

Sede do governo deve receber mais de 80 mil pessoas no adeus a Campos em PE

Ainda em choque com a notícia da morte prematura do ex-governador Eduardo Campos (PSB), quarta-feira (13/8), em Santos (SP), amigos, familiares e correligionários começaram a preparar, na quinta-feira (14/8), o velório e o enterro do ex-presidenciável. A expectativa é de que as cerimônias recebam um público acima de 80 mil pessoas, maior que o do enterro do ex-governador Miguel Arraes, seu avô. Eduardo morreu num acidente de avião na mesma data que Arraes faleceu, em 2005, aos 88 anos. Eduardo tinha 49.



[SAIBAMAIS]Apesar de terem estado em lados opostos nesta eleição, o enterro de Eduardo contará com a presença do ex-presidente Lula, seu amigo, e da presidente Dilma Rousseff, que ligou para o deputado federal João Paulo (PT) confirmando a vinda ao estado. Perplexidade tem sido comum nas ruas do Recife. Desde quarta-feira é comum ver pessoas paradas em frente às televisões de lojas de eletrodomésticos, com mãos na boca e no queixo vendo notícias sobre a morte trágica do ex-governador. Os bares e restaurantes ficaram silenciosos na quarta e ontem, como se não houvesse clima de festejos.

No esteio dessa comoção, a ex-primeira dama Renata Campos pediu que houvesse uma missa de corpo presente fora do Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República, onde as pessoas possam ver a cerimônia, sem o aperto das acomodações do prédio antigo. O ato religioso será realizado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. No local, o mesmo onde Eduardo fez o discurso de despedida de sete anos e quatro meses de governo, serão proferidas as palavras do adeus.

Não se sabe ao certo o dia do enterro, porque até ontem à noite os corpos não haviam sido identificados. Mas o governador João Lyra (PSB), que está em São Paulo, estima que pode ser no domingo às 16h, caso os restos mortais sejam identificados por DNA e transportados para o Recife ainda amanhã.