Jornal Correio Braziliense

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Equipe formada por especialistas norte-americanos ajudará nas investigações

Os peritos americanos e canadenses chegaram ao Brasil nesta sexta-feira



[SAIBAMAIS]Este último irá trabalhar prioritariamente com a caixa-preta da aeronave, modelo Cessna 560XL Plus. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, esse apoio é normal em acidentes e está previsto na Convenção de Chicago, da qual o Brasil faz parte desde 1944. No documento da convenção, que pode ser acessado na parte de legislação do site da Cenipa (http://www.cenipa.aer.mil.br) é prevista a "atuação de representantes acreditados do país responsável pela fabricação do avião e os países fabricantes de seus componentes".

O reforço deve diminuir o tempo das respostas, uma vez que a equipe traz consigo informações específicas sobre o funcionamento do avião. O grupo está em Brasília, mas poderá ir até Santos, local do acidente, durante este sábado.Vale lembrar que na manhã da última sexta-feira, a FAB informou que os áudios captados na caixa-preta da aeronave não são referentes ao voo realizado no dia 13. Os dados do gravador poderiam ser peça-chave para elucidar o acidente. O modelo da aeronave acidentada também não registra dados técnicos dos comandos realizados pelos pilotos nos voos.