postado em 17/08/2014 18:38
Sob clima de forte comoção, familiares, amigos e milhares de admiradores acompanharam o enterro de Eduardo Campos, às 18h35 deste domingo (17/8). O candidato do PSB à Presidência da República foi sepultado no jazigo da família, no Cemitério de Santo Amaro, em um túmulo vizinho ao do avô, Miguel Arraes, também ex-governador de Pernambuco. Ao longo do dia, mais de 160 mil pessoas participaram das diversas cerimônias fúnebres no Recife.
O corpo de Campos foi levado ao cemitério em um carro do Corpo de Bombeiros. Em cima do veículo, além de familiares, estava a nova candidata do PSB à presidência, Marina Silva. Uma multidão acompanhou o trajeto até o cemitério, saindo do Palácio Campo das Princesas, sede do governo estadual, onde foi realizado o velório, e o cemitério.
Já no cemitério, algumas pessoas, inclusive os filhos de Campos, usaram chapéus de palha, marca do governo Arraes em Pernambuco. Pouco antes do sepultamento as pessoas entoaram o grito de "Eduardo, guerreiro, do povo brasileiro" e palavras de ordem do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
[COMPARACAO1]
Familiares, amigos e milhares de pessoas deram o adeus a Campos durante o velório. A estava representada por parlamentares, governadores, e pelos dois principais concorrentes de Campos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Dilma chegou a ser duas vezes pela multidão.
Ainda durante o velório, e outros artistas pernambucanos cantaram em homenagem ao ex-governador do estado. O poeta Antônio Marinho declamou um feito especialmente para a ocasião.
Missa
Pela manhã, a reuniu alguns milhares de pessoas. O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido, um dos sacerdotes presentes na celebração, foi o responsável pela homilia.
Eleições
Embora o nome de Marina Silva já tenha sido cravado pelo PSB, a legenda informou que para definir o novo vice na chapa postulante ao Palácio do Planalto.
Outras vítimas
Também foram enterrados neste domingo o piloto do avião que caiu em Santos, , o jornalista e assessor de imprensa de Campos, , assim como o fotógrafo e o cinegrafista da campanha, respectivamente .
Brasília
Militantes e simpatizantes do PSB em Brasília também renderam homenagem a Campos, em um .