São Paulo ; Em um mundo cada vez mais digital, a importância do jornal impresso continua inabalável. É com esta ideia que as principais empresas jornalísticas do país se uniram para mostrar força junto ao mercado publicitário. ;Não nos consideramos artífices de um produto de papel, mas servidores da notícia em todos os meios. Queremos ressignificar o termo jornal. Jornal não é só papel. É informação de qualidade, sua marca, sua história, seu relacionamento com a sociedade;, destacou Ana Amélia Filizola, diretora do grupo GRPCOM (PR) e integrante do comitê de gestão da Associação Nacional de Jornais, durante o 10; Congresso Nacional de Jornais que acontece em São Paulo.
Nos próximos meses a ANJ lançará ferramentas digitais capazes de concentrar dados de todos os 129 veículos filiados à entidade que permitirão uma comunicação mais efetiva e dinâmica com o mercado publicitário. ;Estamos revertendo o processo histórico de atuarmos de forma fragmentada para atuarmos em conjunto;, destacou Eduardo Smith, vice-presidente do grupo RBS e diretor do comitê de mercado anunciante da ANJ. O objetivo das ações é valorizar as empresas com raízes no jornalismo impresso através de novas ferramentas e medições de audiência que levem em conta também acessos em tablets, computadores e smartphones.
Leia outras notícias em Política
;Um dos passos fundamentais é a gente voltar a dar valor para o nosso produto principal, o jornal de papel, sem negar que o digital tem sua importância;, prega Eduardo Smith. ;Ou a gente trabalha na valorização do nosso produto ou vai acabar com ele. Temos que entender o valor do produto que temos na mão.; Pesquisas comprovam que 53% dos leitores confiam no jornal impresso e que 57% dos brasileiros que acessam notícias pela Internet utilizam portais dos jornais. Para Marcello Moraes, CEO da Infoglobo, a união dos principais jornais do país perante o mercado publicitário será fundamental para marcar um novo ciclo da indústria jornalística. ;A viabilização dessa série de ações simboliza força coletiva e o compromisso assumido pelos líderes do mercado com a renovação dos jornais;, defende Moraes.