Politica

Horário eleitoral gratuito começa com 100 minutos diários em rádio e tevê

Horário eleitoral gratuito dá 100 minutos diários de campanha no rádio e na televisão, exceto no domingo. Apesar do avanço da internet, especialistas acreditam que a radiodifusão ainda é o meio mais importante

postado em 19/08/2014 09:49
Com o início hoje do horário eleitoral gratuito, serão 100 minutos diários de campanha na televisão e no rádio, divididos em duas doses diárias, com exceção dos domingos (veja arte ao lado). Apesar do avanço de outras formas de divulgação das candidaturas, com o uso da internet e das redes sociais ganhando espaço, especialistas ouvidos pelo Correio avaliam que essas eleições ainda devem ser dominadas pela radiodifusão, capaz de atingir a maioria dos eleitores do país. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, 95% dos brasileiros tinham TV em casa, em 2012.

O advogado e consultor eleitoral Flávio Britto acredita que o horário eleitoral gratuito continuará tendo papel predominante nessas eleições. ;A TV e o rádio continuam sendo os meios com maior penetração. Ali, o candidato fala para eleitores de todas as classes sociais e do país inteiro, inclusive nos lugares mais distantes, os chamados rincões. É uma chance para o candidato expôr suas ideias e é onde o eleitor efetivamente toma conhecimento da trajetória de cada um; é o que dá início de fato ao debate;, defende ele.

[SAIBAMAIS]

Avaliação

A opinião é compartilhada pelo doutor em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto. ;O horário eleitoral formata as mensagens dos candidatos ao eleitorado, da forma que eles querem passar. Eles falam sobre os temas que querem pautar, ignoram o que eles não querem, e eventualmente respondem as críticas que lhes são feitas;, afirma. Barreto admite que ainda que a tragédia envolvendo Eduardo Campos deve mudar a tônica dos discursos. ;Antes, Eduardo e Aécio tendiam a fazer um horário eleitoral muito parecido, com os dois ressaltando as experiências na gestão estadual, e o Eduardo inclusive trabalhando para se diferenciar de Aécio. Agora, a princípio, Marina deve ressaltar a questão dos valores morais e éticos; Aécio deve bater na tecla da gestão e da eficiência e Dilma deve repetir a estratégia bem sucedida da última campanha, da comparação entre os governos do PT e do PSDB;, avalia.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação