Politica

PPS cobra apuração de doações de Graça Foster e Cerveró para parentes

As doações teriam sido feitas logo após a manifestação da presidente Dilma Rousseff (PT) condenando o relatório que embasou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA)

postado em 21/08/2014 08:41
Cerveró, em depoimento à CPI da Petrobras: ex-diretor tirou os bens de seu nome antes de decisão do TCU

A oposição protocolou ontem um requerimento para que a CPI mista da Petrobras investigue a transferência de imóveis por parte da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, e do ex-diretor da Área Internacional da empresa, Nestor Cerveró, para parentes. As doações teriam sido feitas logo após a manifestação da presidente Dilma Rousseff (PT) condenando o relatório que embasou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 19 de março. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), a aquisição provocou um prejuízo de US$ 792,3 milhões à estatal. O TCU determinou o bloqueio dos bens de 11 diretores e ex-diretores da estatal e julgava ontem a inclusão de Foster no grupo.

Graça Foster doou imóveis a parentes após estourar o escândalo sobre a compra da refinaria nos EUA

Documentos registrados em cartórios do Rio de Janeiro mostram doações de três imóveis por Foster, para dois filhos, e outros três por Cerveró, também aos dois filhos. As transferências foram feitas antes do bloqueio dos bens pelo TCU. As informações foram reveladas pelo site do jornal O Globo. O requerimento de apuração na CPI mista, apresentado pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), só será apreciado na próxima reunião deliberativa da comissão, prevista para 2 de setembro.

Ao levar a denúncia ao conhecimento da comissão, que se reuniu ontem, o líder do PPS foi acusado pela deputada Iriny Lopes (PT-ES) de ;fazer palanque;. Os dois entraram em uma discussão ríspida. ;A presidente Graça Foster esclareceu tudo. Não quero que a CPI seja palanque eleitoral;, criticou a deputada, acusando Bueno de ;exarcebar; a denúncia, que ainda precisaria ser apurada. ;A senhora que está exarcebando, e em defesa de quê? Da quadrilha do mensalão?;, devolveu Bueno.



Em nota, a Petrobras negou que Foster ;tenha feito qualquer movimentação patrimonial com o intuito de burlar a decisão do TCU;. Segundo a estatal, ;documentos pessoais da presidente da companhia comprovam que, desde junho de 2013, ela já vinha providenciando a documentação necessária para a lavratura das Escrituras de Doação de Bens Imóveis aos seus filhos;. A estatal ressaltou que ;doações de bens são atos legítimos, previstos em lei e objetivam evitar futuros conflitos entre herdeiros.;

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação