Politica

Candidata Marina Silva causa desconforto e provoca debandada no PSB

Coordenador da campanha entrega o cargo, critica a candidata do partido e diz que ela está longe de representar o legado de Eduardo Campos. Cúpula da legenda tenta apagar a crise no relacionamento com a Rede

Paulo de Tarso Lyra
postado em 22/08/2014 06:04

Siqueira trabalhou no governo de Miguel Arraes e conhecia Eduardo desde pequeno: história no PSBA crise na campanha presidencial de Marina Silva cresce na mesma proporção das justificativas dadas por dirigentes do PSB e da Rede de que tudo está dentro da normalidade. O coordenador-geral da campanha, Carlos Siqueira, personagem central na história do PSB, entregou ontem o cargo, disse para Marina ;mandar na Rede dela; e acrescentou que ela está muito longe de representar o legado de Eduardo Campos. ;Eu sei o que ele sofreu para manter essa coalizão.; A debandada não para por aí: Milton Coelho, do comitê de mobilização, deixou a campanha. Responsável pela arrecadação, Henrique Costa pensa em retornar a suas atividades profissionais. E o marqueteiro Diego Brandy só permaneceu após receber o aval de pessoas próximas a Campos.

O sentimento de Siqueira permeia parte dos integrantes do PSB, embora a cúpula do partido tente reverter a crise. O ex-coordenador-geral da campanha é um nome histórico dos socialistas, foi secretário de governo de Miguel Arraes, conhecia Eduardo desde pequeno. Depositou nele as esperanças de ver o PSB chegar ao Planalto, senão agora, que fosse em 2018. Marina, nesse contexto, não representa a história que ele imaginava ser escrita.



A falta de habilidade da nova candidata também atrapalhou e antecipou a saída dos coordenadores. Na quinta-feira passada, um dia depois do acidente que matou Eduardo Campos, Marina já dizia, internamente, que a coordenação de campanha apresentava falhas e que era preciso encontrar caminhos para subir nas pesquisas de intenção de voto. A tensão foi crescendo até explodir no encontro realizado na tarde de quarta-feira, na Fundação João Mangabeira, quando Marina anunciou que Walter Feldmann, porta-voz da Rede, seria promovido à coordenação-geral. ;Você fica onde o PSB quiser que você esteja;, disse Marina a Siqueira, provocando a ruptura. Ontem à noite, o PSB divulgou nota informando que Luiza Erundina assumirá a coordenação-geral da campanha. Feldmann ficará como adjunto.

[SAIBAMAIS]Flat devolvido

Aliado de Marina e promovido à coordenação, Feldmann negou qualquer possibilidade de distanciamento entre PSB e Rede. ;O desabafo de Siqueira tem um cunho pessoal, não político. Para ele, foi particularmente dura a perda do Eduardo e nós entendemos. Será escolhido alguém para o seu lugar e continuaremos a campanha normalmente;, ponderou Feldmann. Ontem mesmo, no Rio Grande do Sul, o candidato a vice na chapa, Beto Albuquerque, afirmou que assumirá interinamente a função de coordenador de campanha, ao lado de Feldmann.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação