Jornal Correio Braziliense

Politica

Região Nordeste entra no foco de propostas de Aécio Neves

Presidenciável tucano lança hoje plano de desenvolvimento centrado nas vocações da região. Ontem, ele anunciou políticas de acessibilidade



Depois de anunciar ontem o Programa Brasil Acessível, o candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, lança hoje, em Salvador, o Programa Nordeste Forte, que prevê medidas para o desenvolvimento da região. Entre os projetos a serem adotados, estão modificações na carga tributária e investimentos em irrigação. O objetivo, segundo o candidato, é dar ;um choque de infraestrutura no Brasil;. ;Mas vamos, principalmente, estabelecer as vocações específicas de cada uma das nossas microrregiões;, disse.

Quinta-feira, na Paraíba, Aécio prometeu priorizar investimentos no Nordeste. Em crítica ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o candidato afirmou ser necessário dar condições para que os próprios municípios superem dificuldades. ;Porque o Brasil se transformou num Estado unitário hoje. Apenas o governo federal tudo tem. Apenas o governo federal tudo pode e todos dele são dependentes. O nosso governo será o governo da descentralização;, afirmou.

Lançado na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), o Brasil Acessível, destinado a pessoas com deficiência física, prevê obras de acessibilidade e a construção centros de reabilitação por intermédio de parcerias com estados e municípios. Os recursos, segundo o comitê do candidato, sairiam do Executivo federal. ;No nosso programa de governo, estamos apresentando o projeto Brasil Acessível. Para todos os municípios brasileiros que apresentarem projetos de acessibilidade, haverá financiamento do governo federal. Esse custo é muito pouco em comparação com o benefício que traz;, disse.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.