Jornal Correio Braziliense

Politica

Pedro Simon deve substituir Beto Albuquerque na disputa pelo Senado

Aos 84 anos, político contraria recomendação de cargiologista para contornar crise no PMDB gaúcho



Germano Rigotto se sentiu desvalorizado após ter sido preterido para Albuquerque como primeira escolha da coligação. Por uma rede social, o ex-governador do Rio Grande do Sul lembrou que se dispôs a concorrer ao Senado, mas que "contrariando nossas bases, uma condução equivocada do processo impossibilitou este sonho. Agora, com a campanha já andando e os programas de televisão no ar, não é mais viável".

;Não existe nenhuma chance, porque eu jamais serei convocado. O partido não me convocou quando eu tinha disposição, sequer cogitou o meu nome. O meu nome é citado apenas para constar;, disparou o ex-prefeito de Porto Alegre e candidato a deputado federal, José Fogaça, em entrevista à Zero Hora, de Porto Alegre, na semana passada.

O quarto nome cotado foi o do deputado estadual Ibsen Pinheiro. O gaúcho chegou a ser presidente da Câmara dos Deputados (1991-1993), mas foi cassado em 1994 pela CPI que investigou o escândalo dos Anões do Orçamento. Pinheiro foi absolvido do crime de sonegação fiscal, em 2000, pelo Supremo Tribunal Federal, e voltou à vida pública como deputado federal entre 2007 e 2010, quando ficou notabilizado por defender a redistribuição dos royalties do petróleo.