postado em 29/08/2014 21:58
O pedido de tropas federais, aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), foi protocolado na tarde de hoje (29) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os magistrados aprovaram, por unanimidade, na última quarta-feira (27), o pedido apresentado pelo presidente do tribunal regional, desembargador Bernardo Garcez.
De acordo com a assessoria do TSE, o pedido seguirá o trâmite legal para ser aprovado ou não. %u201CO TRE encaminha o pedido ao TSE, que consulta o governador. Depois, o TSE envia o pedido para a Presidência da República que, por sua vez, envia para o Ministério da Defesa [ou da Justiça, no caso de Força Nacional de Segurança]. Depois de todas as formalidades, o pedido vai a plenário%u201D, explicou a assessoria em nota. A relatoria do pedido será do ministro Henrique Neves.
De acordo com a assessoria do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, ele aprovará o envio de tropas federais para garantir a segurança do pleito no estado. %u201CNão temos problema de pedir auxílio, nós pedimos [forças federais] para entrar na Maré [Complexo da Maré]. Estou permanentemente conversando com a presidenta Dilma e o ministro José Eduardo Cardozo [da Justiça]. A gente só faz Segurança Pública se estiver tudo integrado%u201D, disse o governador, em nota divulgada por sua assessoria.